segunda-feira, 25 de julho de 2016

Bends Prima

De volta à ativa! Bem, finalmente estou de férias da faculdade, e agora posso voltar a postar mais calmamente. Como disse no meu comunicado, não aguentei a tentação e acabei comprando gaitas novas, e o mais interessante, em outros tons. Não que eu não estivesse enjoado do tom de Dó, mas gostaria de tentar um novo tom; e também tem o fato de a minha FolkMaster ter perdido uma palheta, e a SilverStar não estar mais dando conta das minhas práticas (aliás, resolvi o problema dos cantos pontudos da FolkMaster, apenas comprei uma pequena lima e lixei as pontas, além dela ser uma ferramenta bem mais apropriada para a afinação das gaitas). Elas são da famigerada marca brasileira Bends, que infelizmente não produz mais gaitas, porém existem vários vendedores por aí que comercializam alguns exemplares. Comprei as minhas no Mercado Livre: Uma Bends Prima em D e uma Bends Juke em A, que acabei recebendo uma em F#, mas não me importei muito. Nesse post vou falar um pouco sobre a Prima.

Assim como a FolkMaster, a Bends Prima tem sete parafusos que prendem as placas de vozes no pente de ABS de cor amarela, bem bonita, diga-se de passagem (esse foi um dos motivos pelo qual eu a comprei, uma bela cor). As curvas das placas de cobertura são belas e oferecem uma boa pegada na harmônica, e lembram um pouco as curvas da Hohner Marine Band. Ela veio em uma case vermelha diferente das cases das outras gaitas, com um zíper e bem mais confortável para a gaita do que uma case de plástico.

Quanto ao som dela, não há o que reclamar. Do mesmo jeito que a FolkMaster, a vedação dela é muito boa, quase não há vazamentos, e a abertura das placas de cobertura proporcionam um som alto, bonito e encorpado; bends são alcançados de forma bem fácil, algo ótimo para quem ainda está aprendendo a alcançar e controlar essa técnica e começando a tocar o instrumento, apesar da sua afinação não ser a adequada para quem está começando.

Paguei R$ 47,00 nela, fora o custo do frete, e pelo que ela entregou foi um ótimo negócio, visto ter gaitas mais caras no mercado que não fazem o que esta harmônica faz, além de ser uma autêntica "brasileirinha" (dá orgulho ver a qualidade de um produto nacional como as gaitas da Bends. Uma pena não ter mais produção de gaitas dessa marca). Como disse antes, o tom dela não é o mais apropriado para quem está começando, porém a gaita é um instrumento curioso, porque geralmente é construída de modo que as notas de cada orifício sejam os graus pré-determinados da escalar maior do tom da gaita (ver imagem ao lado, do sistema de Richter de afinação), e com isso, músicas e frases na gaita podem ser tocadas em qualquer outra, nos mesmos orifícios, com a diferença no tom em que a música é tocada.

Abaixo há algumas fotos da gaita.



 



Por hoje é só. Até o próximo post!

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Comunicado breve

Olá, pessoal. Faz um tempinho (não muito) que eu não posto nada aqui no blog. Isso é por conta da minha faculdade; estou nas últimas semanas do semestre, a famosa hora do tudo ou nada, e acabo ficando sem tempo de escrever um post e colocá-lo aqui, mas isso será resolvido em breve. Assim que possível posto algo novo aqui, tenho bastante ideia do que fazer, e adquiri gaitas novas (sim, já, novamente, tenho que controlar meus gastos), e logo menos posto sobre elas e o que achei das mesmas. 

Até lá!